"O primeiro e principal dever dos religiosos é a assídua união a Deus na oração". Regra de Vida - 77
Nossa vida de oração é composta por momentos de oração pessoal e de oração comunitária, incluindo a Adoração Eucarística que poderá ser individual durante o dia e duas a duas no período noturno, como de forma comunitária.
Nossos horários:
6:00 - Laudes, primeira oração do dia. Oração comunitária composta por um hino, três salmos, uma leitura breve, antífona e Benedictus, preces e oração conclusiva. Todas as orações comunitárias são rezadas em dois coros, ou seja, as irmãs se dividem em dois grupos e cada grupo canta ou reza (conforme a liturgia), por sua vez, um versículo do salmo. A leitura é feita por uma irmã e ouvida atentamente por todas as outras.
6:30 - Oração pessoal com a duração de uma hora - leitura orante da palavra, meditação e contemplação.
7:30 - Oração (Tércia) - Oração comunitária composta por um hino, três breves salmos, uma leitura breve e oração conclusiva. Após a oração de Tércia, segue-se a Santa Missa (quando há a celebração na própria comunidade) ou no horário que melhor se adequar à comunidade religiosa, e vamos às paróquias vizinhas também.
12:00 - Oração (Sexta) - Oração Comunitária, assim como Tércia, composta por um hino, três breves salmos, uma leitura breve e oração conclusiva, seguida de um momento de reflexão em silêncio (exame de consciência). Por fim, a oração do Pai- Nosso como contrição e propósito de emenda para aquele dia.
12:30 - Almoço
13:00 - Recreação
14:00 - Uma hora de leitura espiritual - livros de espiritualidade e doutrina da Igreja.
15:00 - Oração (Nôa) - Oração Comunitária, também composta por um hino, três breves salmos, uma leitura breve e oração conclusiva. Tempo empregado nos trabalhos apostólicos.
18:00 - Vésperas - Oração comunitária composta por um hino, três salmos, uma leitura breve, antífona e Magnificat, preces e oração conclusiva. Após Vésperas, segue-se uma hora de oração pessoal e depois desse momento de oração pessoal, reza-se o Ofício das Leituras.
20:00 - Jantar - Seguido de recreação
21:30 - Completas - Última oração comunitária do dia. Inicia-se com um grande momento de silêncio a fim de que as irmãs façam seu exame de consciência e arrependidas peçam perdão umas às outras pelas falhas e erros que tiverem incorrido durante todo o dia. Depois, recitam-se um hino e um salmo, ouve-se uma leitura breve, recita-se o Cântico de Simeão com antífona, há uma oração conclusiva e canta-se um hino a Nossa Senhora.
Depois da oração de Completas, as Irmãs se revezam, em duplas, na Adoração ao Santíssimo Sacramento. Cada dupla de irmãs faz uma hora de Adoração.
Nos meses de maio e outubro o terço é rezado comunitariamente, nos outros meses reza-se individualmente, exceto as formandas (Aspirantes, Postulantes e Noviças) que sempre o rezarão comunitariamente.
É nosso costume rezar um Pai-Nosso, após o almoço ou jantar, pelos nossos benfeitores, em gratidão pelo alimento que nos é concedido que “nada tendo, nada nos falta”. Também mandamos celebrar missas nas suas intenções.
Também é costume a realização das Novenas, rezadas comunitariamente, em preparação às Solenidades dos principais santos de nossa devoção: Nossa Senhora do Carmo, o Glorioso São José, Santa Teresa D’Ávila, São João da Cruz, Pentecostes e Santa Teresinha.