IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
O Imaculado Coração de Maria é celebrado no sábado seguinte à solenidade do Sagrado Coração de Jesus. No entanto, a devoção ao Imaculado Coração de Maria remonta aos inícios da Igreja, pois tem suas raízes mais profundas nas Sagradas Escrituras. Nelas, encontramos referências ao Imaculado Coração no Evangelho segundo São Lucas: “Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração” (Lc 2,19); “Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso; sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração” (Lc 2,51).
Como surgiu a devoção ao Imaculado Coração de Maria nos cinco primeiros sábados?
Em 1917, Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos de Fátima e, entre promessas e segredos, alguns revelados há pouco tempo, a Virgem prometeu a Lúcia que ela viveria muito tempo, a fim de propagar no mundo a devoção ao seu Imaculado Coração.
De fato, no dia 10 de dezembro de 1925, Nossa Senhora apareceu à irmã Lúcia, junto com o menino Jesus, e ensinou-lhe a prática dos cinco primeiros sábados do mês em desagravo às ofensas cometidas contra a sua dignidade.
Mas, por que cinco sábados em honra à Virgem de Fátima?
Anos mais tarde, em 1930, a pedido de um de seus confessores, a irmã Lúcia explicou que são cinco os sábados desta devoção porque são também cinco as principais ofensas cometidas contra a dignidade de Nossa Senhora: primeiro, as cometidas contra a sua Imaculada Conceição; segundo, as contra a sua virgindade; terceiro, as contra a sua maternidade divina; quarto, as ofensas de quem ensina crianças a desprezarem e terem ódio da Virgem; e, quinto, as ofensas feitas a ícones de Nossa Senhora.
Como praticar a devoção dos cinco primeiros sábados?
Durante os cinco primeiros sábados, de cinco meses seguidos, devemos fazer quatro atos de piedade na intenção geral de reparar nossos próprios pecados e os de toda a humanidade contra o Coração Imaculado de Maria. Os atos de piedade são: a confissão; o terço; 15 minutos de meditação sobre os mistérios do rosário e a Comunhão Eucarística. Nessas quatro práticas da devoção dos cinco primeiros sábados, a intenção reparadora é muito importante, especialmente na comunhão, porque as ofensas contra o Imaculado Coração de Maria também ofendem gravemente o Sacratíssimo Coração de Jesus. Esta prática da devoção reparadora, como um todo, pode ser também feita no domingo que segue o primeiro sábado, desde que seja por motivos justos.
Pedidos de Nossa Senhora de Fátima
- Consagrar-se muitas vezes ao Imaculado Coração de Maria.
- Converter-se, deixando o caminho do pecado, e levar vida de sacrifício, de penitência e de reparação.
- Entronizar a imagem do Coração Imaculado de Maria em lugar de honra na casa.
- Praticar fielmente a devoção dos primeiros sábados, com a Comunhão reparadora.
- Rezar diariamente o Terço, se possível em família.