Ainda que meditemos muito, jamais alcançaremos o saber da importância de São José na história da salvação.

Muitos santos de nossa Igreja, percebendo os grandes méritos que tem este valoroso santo diante de Deus, entregaram com confiança suas vidas àquele que foi o guardião da Sagrada Família.

Vejamos aqui 3 santos que, de tão devotos e íntimos de São José, se tornaram os seus amigos.

Santa Teresinha do Menino Jesus

Santa Terezinha e sua família tinham especial devoção a São José, especialmente sua mãe. Pois, sabemos que “o nascimento dos nove filhos do casal Martin foi sempre acompanhado e preparado com orações à Virgem Santíssima e a S. José” (Regnare Christum volumus).

Após o seu batismo, a santa estava à beira da morte e, já sem esperança de vida, por súplicas fervorosas de sua mãe à São José, ela foi milagrosamente curada.

Em toda a sua vida aqui na terra Santa Terezinha sempre se encomendava a São José como ela mesmo relata em sua autobiografia “História de uma alma”:

Eu pedia também a São José que velasse por mim. Desde a minha infância eu tinha por ele uma devoção que se fundia com o meu amor à Santíssima Virgem. Recitava todos os dias a oração: ‘Ó São José, Pai e Protetor das virgens’.”

Teresinha morreu aos 24 anos de idade, dia 30 de setembro de 1897, passando por longos períodos de enfermidade. Contudo, para ela tudo é “graça de Deus”, e o que ela guardava em sua vida de semelhança com São José é a confiança sem limites.

De tal forma que, em um de seus poemas, reconhece os méritos da graça divina recaída sobre ele, e também de sua proteção filial:

“…Recorda-Te… Chamavas de Teu pai
O humilde José, que, com ordens do céu,
Sem Te acordar, no colo de Maria,
Salvou-Te dos furores de um mortal.”
(Cf. comshalom.org – santa teresinha)

Santo Bernardino de Sena

São Bernardino de Sena é muitíssimo importante para a devoção da Igreja católica a São José. Esse santo devotíssimo de São José nasceu em Marittima, na Itália, em 1830 e iniciou sua vida de fé através do testemunho de suas tias.

De tal forma, era a sua inabalável devoção, que ele foi um dos primeiros a mencionar São José como modelo de virtude em suas pregações. São Bernardino exaltava a obediência dele a Deus, bem como sua castidade, humildade e laboriosidade.

Era nítido ver em seus sermões o apreço, admiração e afeto que São Bernadino tinha pelo guardião de Nosso Senhor Jesus Cristo. Dessa forma, atraía multidões que ouviam suas pregações sempre impregnadas de ensinamentos e profunda veneração ao glorioso São José.

Frequentemente, apresentava o provedor da Sagrada Família de Nazaré como o “mestre da vida interior”. Pois acreditava que ao conviver intimamente com Jesus e Maria, ele sabia exatamente como unir-se a Deus. Sobretudo, através das atividades do dia a dia.

Enfim, em um de seus sermões Bernardino diz que São José foi escolhido por Deus para ser o guarda fiel e cumpriu com máxima fidelidade a sua missão: Eis por que o Senhor lhe disse: ‘Servo bom e fiel! Vem participar da alegria do teu Senhor!’ (Mt 25,21).” (Irmandade dos Defensores da Sagrada Cruz, 19/03/2015).

A devoção de Santa Teresa D’ávila a São José

“Não me lembro de ter jamais lhe rogado uma graça sem a ter imediatamente obtido”, relata Santa Teresa D’ávila.

São inúmeras as vezes que Santa Teresa fala da importância que se tem em contarmos com a intercessão de São José. Ela mesmo direciona as suas irmãs de mosteiro a sempre encomendarem-se a este grande Santo.

Teresa meditava sobre a misteriosa vontade divina, onde Deus se fez obediente e filho adotivo de São José, sendo submetido a seus cuidados e ensinamentos.

Desta forma, acredita, a grande Doutora da Igreja e reformadora do Carmelo, que no céu, Deus não há de negar as preces que lhe chegam através do Santíssimo São José.

Santa Teresa acreditava que por muitos santos Deus concedia grandes graças, mas que através da intercessão de São José, o Senhor concedia absolutamente todas as graças.

Por exemplo, quando declara: “a outros santos parece que Deus concedeu socorrer-nos nesta ou naquela precisão, mas experimentei que a todos o glorioso São José estende o seu patrocínio.”

Além disso, ela desafia a todos aqueles que não acreditam em suas palavras a fazerem por si mesmos a experiência de devoção a São José. Diz ela, com toda a certeza que, certamente, há de alcançar a graça necessária.

Nos aconselha dizendo: “Peço apenas, pelo amor de Deus, que quem não me crer faça a prova e verá por experiência quão benéfico é confiar-se a este glorioso Patriarca e lhe ser devoto.”

Portanto…

Vendo a devoção de Santos exaltados na glória dos altares e que cooperaram em grandíssimos ensinamentos para a Igreja, resta-nos à seus exemplos colocar toda a nossa vida sob a intercessão poderosa de São José.

Se eles se colocaram necessitados dos benefícios concedidos pelos méritos de São José, todo aquele que deseja crescer em santidade e amor a Jesus deve também seguir o mesmo caminho.

Então, corramos com confiança ao encontro do valoroso São José e experimentemos de sua bondade em favor de toda a Igreja e humanidade.

São José, rogai por nós!

Compartilhe este texto!