LIVRO: A MULHER (SUA MISSÃO SEGUNDO A NATUREZA E A GRAÇA)
- “A Graça não destrói a natureza e, sim, a aperfeiçoa.” (nº 1, pág. 12)
- “Ao mesmo tempo que procuramos pelo que está além da natureza na confiança da fé e da esperança.” (nº 1, pág. 12)
- “A alma formada pela palavra de Deus continua formando espontaneamente no mesmo sentido.” (nº 2, pág. 14)
- “O que somos e o que devemos ser.” (nº3, pág. 17)
- “O protótipo da humanidade perfeita se encontra realizada na pessoa humana de Cristo.” (nº 3, pág. 18)
- “Por sua vocação natural, a mulher foi escolhida para encarnar no desenvolvimento máximo e mais puro de sua essência a essência da própria Igreja, para ser seu símbolo.” (nº 3, pág. 19)
- “A natureza decaída só pode ser erradicada e reformada por dentro pela força da graça.” (nº 1, pág. 52)
- “Nenhuma mulher é somente mulher, todas têm sua individualidade sua predisposição.” (nº 2, pág. 52)
- “E novamente é o exemplo da Mãe de Deus que nos pode mostrar o caminho certo.” (nº 2, pág. 54)
- “Só a força da graça é capaz de livrar a nossa natureza da escória, restituindo-lhe a sua pureza e libertando-a para ingressar na vida divina. E a própria vida divina é a força geradora das obras de amor.” (nº 3, pág. 58)
- “Uma vida feminina, que visa ter como forma interna o amor divino, terá de ser uma vida eucarística.” (nº 3, pág. 58)
- “Quem participa da oração da Igreja em espírito e verdade precisa ter formada toda a sua vida por essa vida de oração.” (nº 3, pág. 59)
- “A natureza humana e o caminho da vida não são nem presente nem fruto do acaso, aos olhos da fé, são obras de Deus.” (Cap. 2, nº 1, pág. 62)
- “Cristo é a nossa cabeça, e sua vida divina passa por nós, seus membros, quando estamos unidos a ele no amor e sujeitos a ele na obediência.” (Cap. 2, nº 1, pág. 70)
- “Devemos sempre ter em vista, também, que não só o homem e a mulher foram criados para se complementarem: o mesmo vale também para a sequência das gerações.” (Cap. 2, nº 2, pág. 74)
- “Cristo introduziu a salvação na humanidade como uma semente que precisa crescer dentro e junto com o crescimento da Igreja, e em cada alma em particular.” (Cap. 2, nº 3, pág. 78)
- “Cabe aos deveres de o pai de família cuidar da ordem e da harmonia na vida familiar.” (Cap. 2, nº 3, pág. 78)
- “O que está nas mãos de Deus não se perde, antes é preservado, purificado, elevado e devidamente equilibrado.” (Cap. 2, nº 3, pág. 80)
- “Não pode existir vocação mais elevada que a de Sponsa Christi, e quem vê aberto esse caminho não vai querer nenhum outro. Pertencer e servir a Deus em livre doação de amor não é apenas a profissão de alguns escolhidos se, sim, de todos os.” (Cap. 2, nº 3, pág. 85)
- “Todos somos chamados a imitar Cristo. Quanto mais se progride nesse caminho, mais se fica parecido com o Cristo, assim a imitação de Cristo leva ao desenvolvimento da vocação original do ser humano.” (Cap. 2, nº 3, pág. 85)
- “O que somos e em que nos tornamos não permanece encerrado dentro de si mesmo, antes precisa propagar-se e ter consequências.” (Cap. 3, pág. 88)
- “Tornar-se aquilo que se deve ser, deixar amadurecer para o desdobramento mais perfeito possível.” (Cap. 3, nº 1, pág. 93)
- “Assim a alma feminina só poderá amadurecer para o ser que lhe é adequado, se as suas forças receberem a devida formação.” (Cap. 3, nº 1, pág. 96)
- “A vocação natural conferida por Deus ao ser humano é tríplice: desenvolvendo suas forças deve dar forma a imagem de Deus dentro de si.” (Cap. 3, nº 2, pág. 99)
- “O centro da alma feminina é a afetividade.” (Cap. 3, nº 2, pág. 100)
- “Deve-se usar a verdade que instiga o espírito humano sem descanso.” (Cap.3, nº 2, pág. 101)
- “Levar a afetividade a assumir determinadas posições ajuda também a formar a capacidade de discernimento.” (Cap. 3, nº 2, pág. 101)
- “O posicionamento do jovem, perante o mundo dos valores, depende, e, grande parte, das influências voluntárias e involuntárias de seu ambiente.” (Cap. 3, nº 2, pág. 101)
- “Por isso é importante educar para a autenticidade dos sentimentos, para aprender a distinguir a aparência da realidade fora e dentro da própria alma.” (Cap. 3, nº 2, pág. 102)
- “Sobretudo convêm não esquecer que o primeiro e essencial formador humano não é o homem, e sim Deus. É ele que dá tanto a natureza quanto as condições de vida em que esta deve desenvolver-se.” (Cap. 3, nº 2, pág. 106)
- “Toda mulher tem aptidões e dons individuais que a fazem aspirar a uma vocação especial além da feminina em geral.” (Cap. 4, nº 1, pág. 114)
- “A natureza da mulher é organizada em vista de sua vocação original: ser esposa e mãe. Ambas estão intimamente ligadas entre si.” (Cap. 4, nº 1, pág. 114)
- “A alma da mulher precisa ser ampla e aberta a tudo o que é humano.” (Cap. 4, nº 2, pág. 115)
- “Sabendo que as almas humanas são o reino de Deus, e que podemos nos aproximar delas só quando estamos sendo enviados a elas, e quem for enviado saberá achar o que procura.” (Cap. 4, nº 2, pág. 116)
- “Senhor Deus, tire-me de mim e me entregue totalmente a ti.” (Cap. 4, nº 2, pág. 116)
- “Na alma feminina é muito forte o anseio natural por valores que sirvam de alimento a alma.” (Cap. 4, nº 3, pág. 118)
- “Pois a natureza humana não é só destinada a receber, mas também a atuar e a agir sobre o seu meio.” (Cap. 4, nº 3, pág. 119)
- “Quem conhece Deus só pode amá-lo e quem o ama só pode servi-lo. Assim a fé viva depende da razão e do coração, da vontade e da ação e quem quiser despertá-la terá de treinar todas as forças.” (Cap. 4, nº 3, pág. 120)
- “Quando a alma está acesa, ela própria exige ação e abraça avidamente as formas práticas da fé vivida, previstas por Deus e pela Santa Igreja.” (Cap. 4, nº 3, pág. 120)
- “Há necessidade, portanto, de mulheres que possuam conhecimento de vida, prudência, competência prática: mulheres com solidez moral, mulheres com uma vida fundada de modo inabalável em Deus.” (Cap. 4, nº 4, pág. 121)
- “Mas, para evitar mal-entendidos, talvez seja conveniente realçar que mulheres e homens têm, como seres humanos, um objetivo educacional comum: Sede perfeitos como vosso pai do céu é perfeito!” (Cap. 4, nº 4, pág. 123)
- “Deus criou o ser humano como homem e mulher e deu a cada um uma função especial no organismo da humanidade. No alto-forno do formador divino, ambos podem ser livrados da escória da queda que tivemos.” (Cap. 4, nº 4, pág. 124)
- “Abrir-nos à graça, renunciando, completamente, à nossa própria vontade e entregando-a ao domínio da vontade divina, colocando toda a nossa alma receptiva e maleável nas mãos de Deus.” (Cap. 4, nº 4, pág. 124)
- “Minha primeira hora da manhã é do Senhor, enfrentarei as tarefas do dia de que Ele me encarregar, e Ele me dará a força para realizá-las.” (Cap. 4, nº 4, pág. 125)
- “Assim irei ao altar de Deus. Aqui não se trata de mim e de minhas preocupações minúsculas e, sim, do grande sacrifício de reconciliação.” (Cap. 4, nº 4, pág. 125)
- “Cada qual precisa conhecer-se a si mesma para saber onde e como encontrar a tranquilidade. O melhor é despejar novamente todas as preocupações durante uns breves instantes, diante do tabernáculo, se possível.” (Cap. 4, nº 4, pág. 126)
- “Então feche-se pelo menos durante uns instantes contra tudo o que vem de fora e refugie-se no Senhor. Ele está presente e, num breve momento pode dar-nos o que precisamos.” (Cap. 4, nº 4, pág. 126)
- “Se tanta coisa nos causa vergonha e arrependimento: aceite tudo como é, ponha-o nas mãos de Deus e confie tudo a Ele.” (Cap. 4, nº 4, pág. 126)
- “Além disso é necessário mostrar que o domingo deveria ser como um grande portão pelo qual a vida celeste pode entrar no nosso dia a dia, trazendo força para enfrentar o trabalho de toda a semana.” (Cap. 4, nº 4, pág. 126)]
- “Só uma visão clara e incontestável do casamento é capaz de formar um baluarte firme contra essas teorias, com seus efeitos cada vez mais amplos.” (Cap. 5, nº 1, pág. 131)
- “Essa fundamentação clara e incontestável existe apenas no dogma católico que vê o casamento como sacramento, tendo na procriação e educação dos filhos sua finalidade essencial.” (Cap. 5, nº 1, pág. 131)
- “A experiência mostrou, então, as dificuldades e fez brotar também resultados positivos.” (Cap. 5, nº 1, pág. 133)
- “Se a vocação da mulher consiste em proteger a vida e manter unida a família, então ela não pode ficar indiferente às formas de vida assumidas por povos e nações.” (Cap. 5, nº 1, pág. 135)
- “É um fato antigo, que a alma feminina se mostra especialmente receptiva para a religiosidade, de modo que era inevitável que também ela fosse atraída por esse movimento.” (Cap. 5, nº 1, pág. 136)
- “O espírito de cada um já e formado de uma certa maneira por seu tempo.” (Cap. 5, nº 2, pág. 137)
- “A força inabalável da Igreja se baseia exatamente na coexistência de verdades eternas a serem conservadas sem concessões e de uma elasticidade incomparável na adaptação às condições e necessidades de cada época.” (Cap. 5, nº 2, pág. 141)
- “A convocação para a ação católica é dirigida a homens e mulheres. Existe a convicção de que a preservação reconstrução das famílias será impossível sem a participação ativa e consciente das mulheres.” (Cap. 5, nº 2, pág. 141)
- “A vocação da mulher consiste em levar aos corações o espírito da fé e do amor nas mais diversas áreas de atuação e em ajudar a formar nesse espírito, tanto a vida particular quanto a pública.” (Cap. 5, nº 2, pág. 141)
- “As mulheres católicas têm um forte respaldo da Igreja que precisa de suas forças. A igreja precisa de nós, isto é, o Senhor precisa de nós. Não que ele dependesse de nós. Mas ele nos deu a graça de fazer de nós membros do seu corpo místico querendo utilizar-nos como membros vivos.” (Cap. 5, nº 3, pág. 141)
- “A Igreja é o reino de Deus nesse mundo e, por isso, precisa ter em conta transformações de tudo o que é terreno: ela só poderá levar a verdade e a vida eternas para dentro da esfera temporal na medida que aceita cada época como ela é.” (Cap. 5, nº 3, pág. 149)
- “E sempre que a fé se vê ameaçada por forças inimigas, cabe ao trabalho educacional de mulheres consagradas a Deus um papel importante de defesa.” (Cap. 5, nº 3, pág. 151)
- “O movimento das mulheres católicas pode escudar-se todas essas iniciativas quando se trata de cerrar fileiras em torno do objetivo comum de uma genuína formação católica das moças.” (Cap. 5, nº 3, pág. 152)
- “A análise do ser mulher tem seu lugar lógico na antropologia filosófica.” (Cap. 5, nº 3, pág. 154)
- “Pois uma coisa está certa: se a mulher foi criada para um certo fim, então a sua natureza deverá estar adequada a essa finalidade.” (Cap. 5, nº 3, pág. 160)
- “Normalmente, a palavra da Escritura não se debruça sobre as necessidades e possibilidades do ser, antes ela refere fatos e dá instruções práticas.” (Cap. 5, nº 3, pág. 164)
- “Sede vós, pós perfeitos, como é perfeito vosso pai, que está no céu.” (Cap. 5, nº 3, pág. 164)
- “A influenciailidade torna necessária uma avaliação de valores e objetivos.” (Cap. 5, nº 3, pág. 166)
- “A espécie feminina corresponde unidade e integridade de toda a personalidade psicofísica, o desenvolvimento harmonioso das forças.” (Cap. 5, nº 3, pág. 167)
- “Homem e mulher têm a missão de dominar a terra, isto é, de reconhecer as coisas deste mundo de alegrar-se com elas e de transformá-las pela ação criativa.” (Cap. 5, nº 3, pág. 167)
- “O homem e a mulher a missão de procriar e educar descendentes.” (Cap. 5, nº 3, pág. 167)
- “O homem e a mulher têm a missão de dar forma à imagem de Deus que carregam dentro de si.” (Cap. 5, nº 3, pág. 168)or]
- “O casamento e a maternidade podem ser a vocação primeira do sexo feminino como um todo, mas isso não se aplica necessariamente a cada indivíduo.” (Cap. 5, nº 3, pág. 168)
- “A finitude da natureza humana faz com que a vocação para a criação cultural se subdivida em uma grande variedade de profissões.” (Cap. 5, nº 3, pág. 168)
- “A vocação à vida religiosa e à virgindade diz respeito a um tipo de mulher em que a ligação estreita a pessoas, como no matrimônio e na maternidade.” (Cap. 5, nº 3, pág. 168)
- “A espécie humana só se realiza completamente no decorrer da história mundial na qual o grande individuo, a humanidade, se torna concreto.” (Cap. 5, nº 3, pág. 169)
- “Todo esforço formativo humano tem a missão de contribuir para a reconstituição da natureza intriga.” (Cap. 5, nº 3, págs. 169)
- “Foi, certamente, o modo de vida das moças e mulheres que antigamente contribuiu para uma presença maior do tipo romântico.” (Cap. 5, nº 3, pág. 170)
- “O estado perfeito de espírito significa conhecimento racional sem erros das criaturas e do Criador por meio de suas criaturas.” (Cap. 5, nº 3, pág. 173)
- “Pela ordem da criação e da redenção recebemos a finalidade da filiação divina e de seu último aperfeiçoamento da glória.” (Cap. 5, nº 3, pág. 174)
- “Pela obra de salvação de Jesus Cristo, o ser humano ganhou o retorno a filiação divina e pode aspirar novamente à contemplação eterna de Deus e ao restabelecimento pleno da natureza.” (Cap. 5, pág. 174)
- “A humanidade foi criada como um organismo especial e foi reconduzida a forma do organismo pela ligação à cabeça que é Cristo.” (Cap. 5, nº 3, pág. 174)
- “A finalidade da formação deve ser conservar em casa membro seu caráter como membro e manter a simetria da estrutura do todo.” (Cap. 5, nº 3, pág. 174)
- “A formação feminina deve levar ao desenvolvimento e a aceitação da peculiaridade do ser feminino incluindo -se nessa a posição prevista por Deus.” (Cap. 5, nº 3, pág. 175)
- “O salmista (Sl 112) vê na mulher infecunda, transformada em mãe feliz, uma prova especial da benevolência de Deus.” (Cap. 5, nº 3, pág. 176)
- “Tendo em Cristo a finalidade concreta, viva e pessoal de toda a formação humana, emos em Maria a finalidade de toda a formação feminina.” (Cap. 5, nº 3, pág. 177)
- “Encontramos em ambos a união com a divindade, em Cristo pela união hipostática, em Maria pela entrega de todo seu ser ao serviço do Senhor.” (Cap. 5, nº 3, pág. 177)
- “Eles viveram em função da humanidade, não só para conseguir a nossa salvação por meio de sua obra, mas também para nos mostrar, por seu exemplo, como devemos viver para obtermos parte nessa salvação.” (Cap. 5, nº 3, pág. 178)
- “Em Cristo é o próprio Deus e Senhor que se nos apresenta. Assim como a Palavra Eterna é a imagem do Pai no qual o próprio se mira, assim na Palavra Encarnada a Imagem do Pai se torna visível aos nossos olhos humanos.” (Cap. 5, nº 3, pág. 178)
- “Em Maria não vemos o Senhor, antes, nós a vemos a ela mesma sempre ao lado do Senhor. Seu serviço é serviço que ela presta imediatamente a ele, é prece a favor dos seres humanos, é concessão de graças que repassa a humanidade aquilo que ela recebe das mãos do Senhor.” (Cap. 5, nº 3, pág. 178 e 179)
- “O amor serviçal é auxiliador que socorre a todas as criaturas para levá-las à perfeição. Esse título é atribuído ao Espírito Santo.” (Cap. 5, nº 3, pág. 179)
- “Sendo Maria o protótipo da mais pura feminilidade, cabe a formação feminina ter como objetivo a imitação de Maria. Uma vez que a distribuição das graças foi confiada à Rainha do céu, não será suficiente levantar os olhos a ela para chegar ao objetivo, será necessário segui-la com confiança.” (Cap. 5, nº 3, pág. 179)
- “Seguir Maria inclui a imitação de Cristo, pois foi ela a primeira a segui-lo e a imagem mais perfeita de Cristo. Por isso. Não são apenas as mulheres, mas todos os cristãos que devem imitar Maria.” (Cap. 5, nº 3, pág. 179)
- “Mas a vocação especial não se resume à distinção de algumas poucas escolhidas cujo nome ficou guardado pela história. Toda alma humana é criada por Deus, todas recebem uma forma especial que a distingue das demais.” (Cap. 5, nº 3, pág. 180)
- “Por isso, o desenvolvimento do caráter particular deve fazer parte da finalidade da formação feminina.” (Cap. 5, nº 3, pág. 180)
- “Seu caminho não é o caminho que se escolhe arbitrariamente e, sim, o caminho pelo qual Deus o leva.” (Cap. 5, nº 3, pág. 180)
- “Ser esposa de Cristo significa pertencer ao Senhor e não permitir que nada supere o amor de Cristo.” (Cap. 5, nº 3, pág. 181)
- “Dar preferência ao amor de Cristo, não só como convicção teórica, mas na disposição do coração e na prática da vida, isto é não estar preso a qualquer criatura nem a si mesmo nem aos outros; é esse o verdadeiro sentido espiritual de pureza.” (Cap. 5, nº 3, pág. 181)
- “Por outro lado, a vida nem sempre leva ao caminho indicado pela propensão natural. A vocação pode estar em oposição à aptidão natural.” (Cap. 5, nº 3, pág. 182)
- “Hoje, mais do que nunca, precisamos de mães que correspondam à “Mulier Fortis” (Mulher forte). (Cap. 5, nº 3, pág. 182)
- “O trabalho de formação precisa preparar para todos esses casos, de modo que o chamado de Deus, que pode manifestar-se tão claramente pelas circunstâncias externas quanto pela tendência do coração, seja atendido com solicitude, sem rebeldia, mas também sem resignação deprimida.” (Cap. 5, nº 3, pág. 183)
- “Os pais têm o dever estrito de empenhar-se na medida de suas forças pela educação religiosa e moral, como também pela educação física e cívica de sua prole bem como por seu bem-estar temporal.” (Cap. 5, nº 4, pág. 185)
- “Por isso grande parte do trabalho de formação consiste em deixar que o processo se desenrole na maior tranquilidade, mantendo longe dele perturbações e estorvos.” (Cap. 5, nº 4, pág. 186)
- “As forças físicas e psíquicas só se desenvolvem adequadamente quando são usadas de uma maneira condizente.” (Cap. 5, nº 4, pág. 187)
- “A Igreja como esposa de Cristo; gera, nutre e educa as almas com seus sacramentos e sua doutrina para a vida n graça divina.” (Cap. 5, nº 4, pág. 189)
- “A família que tem seu fim imediato na formação do ser humano, corresponde perfeitamente a essa finalidade: no convívio estreito com os pais e irmãos encontram-se as condições necessárias à formação da sua personalidade por outras pessoas.” (Cap. 5, nº 4, pág. 191)
- “A missão de ser exemplo da verdadeira humanidade existe para o pai na mesma medida em que existe para a mãe, mesmo que o pai desenvolva o ideal da perfeição de outra maneira.” (Cap. 5, nº 4, pág. 192)
- “Como órgãos da mãe Igreja precisam ser o modelo de um amor serviçal e altruísta e, com esse amor, devem encontrar o acesso às almas e à sua peculiaridade individual.” (Cap. 5, nº 4, pág. 192)
- “Não existe compensação natural para substituir o carisma.” (Cap. 5, nº 4, pág. 193)
- “A vida do espírito não ascende apenas na convivência com pessoas intelectuais, mas também no encontro com formas impessoais de uma vida intelectual todo particular.” (Cap. 5, nº 4, pág. 194)
- “O espírito Deus e o espírito humano se manifestam e se concretizam na palavra. Temos acesso a ambos pela palavra.” (Cap. 5, nº 4, pág. 194)
- “Sendo a formação humana a função específica e mais elevada da mulher; não poderão faltar na estrutura da formação feminina a antropologia e a teoria da formação humana.” (Cap. 5, nº 4, pág. 196)
- “Por isso é necessário que o professor seja ao mesmo tempo um educador responsável.” (Cap. 5, nº 4, pág. 198)
- “Podemos chegar à seguinte afirmação: assim como a família é o melhor para as moças chamadas à maternidade física, assim é para outras o internato religioso o melhor instituto de formação.” (Cap. 5, nº 4, pág. 202)
- “Virgindade em seu sentido mais elevado e último não tem nada de negativo. Pelo contrário ela é algo extremamente positivo: associação a Cristo em união de vida permanente, devendo manifestar-se sobretudo no amor a Cristo.” (Cap. 5, nº 4, pág. 202 e 203)
- “Quando as crianças têm diante de seus olhos esse tipo de vida verdadeiramente dedica a Deus, não conseguem furtar-se à sua força aliciadora.” (Cap. 5, nº 4, pág. 203)
- “Se a vontade não dominar os instintos e ela própria não obedecer à direção do intelecto que é o olho da alma e que ilumina o caminho da vida.” (Cap. 5, nº 4, pág. 205)
- “Toda pessoa humana e sobretudo toda futura mãe deveria ser levada a entender porque um dia deveremos prestar contas de cada palavra.” (Cap. 5, nº 4, pág. 207)
- “Mesmo entre as menores ou justamente entre elas, revela-se o desejo forte de serem introduzidos nos mistérios divinos.” (Cap. 5, nº 4, pág. 208)
- “Atendendo a esse desejo de forma adequada, a consciência de conhecer a Deus e de aproximar dele estimulará a atenção e participação intensa, sem necessidade de esforço arbitrário.” (Cap. 5, nº 4, pág. 208)
- “Todos os beneficiários da redenção se tornam, em função dela, filhos da Igreja, sem diferença entre homens e mulheres.” (Cap. 6, nº 1, pág. 211)
- “A mulher tem a vocação de personificar, em seu desdobramento mais sublime e puro, a própria essência da Igreja, de ser o seu símbolo.” (Cap. 6, nº 1, pág. 211)
- “Uma das condições necessárias para a compreensão dessa missão é a percepção da essência da Igreja. A visão da Igreja como comunidade dos fiéis costuma ser mais acessível ao entendimento humano.” (Cap. 6, nº 1, pág. 211)
- “Quem crê em Cristo e em seu evangelho, quem espera a realização de sua promessa, quem se une a Ele com amor e observa seus mandamentos, deve sentir-se unido na mais profunda união de convicção e amor com todos aqueles que pensam como Ele.” (Cap. 6, nº 1, pág. 211)
- “A união da alma com Cristo difere da união entre pessoas terrenas: trata-se de um crescimento e enraizamento, que tem início no Batismo e depois, pelos sacramentos, passa a ser fortificado e desenvolvido em várias direções.” (Cap. 6, nº 1, pág. 212)
- “A Igreja é a humanidade gerada de novo e redimida por Cristo. A célula-mãe dessa humanidade redimida é Mari, na qual se processou primeiro a purificação e santificação por Cristo e a plenitude pelo Espírito Santo.” (Cap. 6, nº 4, pág. 212)
- “Toda alma purificada pelo Batismo e elevada ao estado da graça é gerada por Cristo e nasce para Cristo.” (Cap. 6, nº 1, pág. 212)
- “Assim, a Igreja é mãe de todos os redimidos, em função de sua união intima com Cristo.” (Cap. 6, nº 1, pág. 212)
- “A mulher é chamada a colaborar no despertar e na promoção da vida de graça nos filhos, sendo, portanto instrumento direto da maternidade sobrenatural da Igreja, participando ela própria, dessa maternidade sobrenatural.” (Cap. 6, nº 1, pág. 213)
- “Mas a mulher é chamada de modo especial para essa tarefa, tendo em vista a posição especial diante do Senhor que lhe é destinada.” (Cap. 6, nº 1, pág. 213)
- “A entrega total de todo o seu ser e vier é convívio e cooperação com Cristo, mas isso significa sofrer e morrer com ele.” (Cap. 6, nº1, pág. 213)
- “Maria é o símbolo da Igreja. Ela também é um órgão único da Igreja: o órgão de que foi formado todo o corpo místico, até mesmo a cabeça.” (Cap. 6, nº 4, pág. 214)
- “Chamar maria de nossa mãe não é uma mera imagem. Maria é a nossa mãe no sentido mais real e eminente, que ultrapassa a própria maternidade terrena. Ela nos deu à luz, segundo a vida da graça abandono todo o seu ser, corpo e alma, à maternidade divina.” (Cap. 6, nº 1, pág. 214)
- “Ela nos ama, ela nos conhece, ela quer fazer de cada um de nós o que devemos ser e, sobretudo, quer levar cada um a uma relação mais estreita com o Senhor.” (Cap. 6, nº 1, pág. 214)
- “A fé por sua vez, não é uma questão de fantasia ou de sentimentos piedosos, ela é compreensão intelectual e entendimento volitivo da verdade eterna; como fé plena formada é um dos atos mais profundos da pessoa em que estão presentes todas as suas forças.” (Cap. 6, nº 1, pág. 217)
- “Só quando a oração litúrgica é expressão de uma vida litúrgica, age de uma maneira verdadeiramente fecunda e formadoras sobre o processo de formação.” (Cap. 6, nº 1, pág. 218)
- “A crise pela qual passam o corpo e a alma da menina e que concentra todas as suas atenções deveria ser utilizada para revelar-lhe o grande sentido sagrado daquilo que se passa nela.” (Cap. 6, nº 1, pág. 219)
- “Nesses anos, precisa ficar bem esclarecido todo o sentido católico do casamento e da maternidade.” (Cap. 6, nº 1, pág. 220)
- “As meninas deveriam passar a ver o desenvolvimento que experimentaram em si como uma preparação para sua vocação, assim ficariam em condições de superar a crise e de ajudar mais tarde como mães e líderes da próxima geração.” (Cap. 6, nº 1, pág. 220)
- “De máxima importância é que as meninas vejam em sua líder um exemplo vivo de maternidade virginal tendo diante de seus olhos a sua atuação benéfica.” (Cap. 6, nº 1, pág. 221)
- “Só a força plena do mistério pode levar à vitória. Só a moça que compreendeu o esplendor da pureza e união virginal com Deus lutará seriamente por sua pureza.” (Cap. 6, nº 1, pág. 221)
- “Só quem tiver fé no poder ilimitado da auxiliadora dos cristãos se entregará à sua proteção, não apenas com orações decoradas e imitadas, e, sim, num ato interno pleno de entrega consciente. Quem estiver na proteção de Maria será salvo por ela.” (Cap. 6, nº 1, pág.221)
- “Nenhuma vida feminina pode ser pobre e vazia quando brilha nela felicidade sobrenatural.” (Cap. 6, nº 1, pág. 222)
- “As moças deveriam reconhecer as diversas formas unidas a Deus, tanto da vida religiosa quanto da vida profissional.” (Cap. 6, nº 1, pág. 222)
- “A vocação do cristão é a santidade e sua missão de vida consiste em alçar-se das profundezas do pecado.” (Cap. 6, nº 1, pág. 223)
- “Ser mãe significa cuidar e preservar a verdadeira humanidade e desenvolvê-la.” (Cap. 6, nº 1, pág. 228)
- “Quem domina completamente um determinado assunto está próximo da verdadeira humanidade do que aquele que fica sempre sem chão debaixo dos pés.” (Cap. 6, nº 1, pág. 229)
- “A imagem perfeita de Deus em forma humana veio viver entre nós em Jesus Cristo, o filho do homem. Quanto mais conhecemos o Salvador, mais nos sentimos dominados por sua grandeza e suavidade.” (Cap. 6, nº 1, pág. 230)
- “Quanto mais essa imagem de Deus penetrar em nós, quanto mais despertar o nosso amor, tanto mais sensíveis nos tornamos a qualquer tipo de desvio dele dentro de nós e nos outros.” (Cap. 6, nº 1, pág. 230)