Retiro de Silêncio
Como Carmelitas, somos ligadas à ordem do Carmelo que tem como fundamento a vida de silêncio, solidão e oração, para um profundo encontro com Deus.
Nesse mundo frenético que vivemos, com tantos barulhos e informações visuais pelo constante uso de celulares, as pessoas estão cada vez mais distantes do silêncio e, portanto, distantes de si mesmas e de Deus. A consequência desse barulho todo é a crise existencial, a agitação interior, falta de paz, angústias, bem como inúmeras doenças psíquicas.
Todos precisam de silêncio, uns reconhecem, outros não, mas quase ninguém busca esse silêncio, até porque não sabem nem por onde começar.
Diante disso, temos como obrigação de vida e missão ajudar essas pessoas a encontrarem o silêncio, como um caminho de encontro com Deus e aprenderem a rezar, a meditar, a contemplar. Silêncio que não é um esvaziamento e encontro com o nada, como fazem os budistas, mas esvaziamento de si para encontrar-se e encher-se de Deus, sentido de toda a vida humana.
Organizamos um retiro de silêncio a partir da espiritualidade dos santos do Carmelo, principalmente Santa Teresa de Jesus, doutora da Igreja e mestra de vida de oração, bem como São João da Cruz, Santa Teresinha, Elisabete da Trindade, que viveram e ensinam a viver a vida profunda com Deus.
Temos dois formatos de retiro de silêncio:
1º – Completo
Entra no final da tarde, recebe todas as informações sobre o retiro; faz 5 dias de silêncio e oração, com palestras, momentos conduzidos, exercícios, atendimento individual; sai no dia seguinte, após o café da manhã.
2º – Final de Semana
Como muitas pessoas não conseguem passar a semana toda fora de casa, temos um formato para fim de semana. Entra na sexta-feira no final da tarde, para as orientações; sábado e domingo acontece o retiro de silêncio e oração, sai no final da tarde de domingo.
Em nossos retiros, prezamos a solidão, portanto cada pessoa fica sozinha num quarto com banheiro, facilitando também o silêncio. A alimentação é equilibrada, com salada, legumes, frutas, carne, além dos lanchinhos entre as refeições. O local tem uma vista linda, com uma natureza exuberante, que proporciona o recolhimento e a oração.